Novembro Dourado contra o câncer Infantojuvenil

12/11/2014

Em parceria com a Bromélia Produções e a agência digital F.biz, a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) lançou na última quinta-feira (5), o Movimento Novembro Dourado.

Com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer Infantojuvenil, a campanha produziu um filme  de animação em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil (23 de novembro).  Com a participação dos personagens do fenômeno infantil Galinha Pintadinha, o filme, assim como spots e ações na internet, convida os pais a acessarem o site novembrodourado.org para obterem mais informações a respeito dos sintomas que devem ser analisados para um diagnóstico precoce da doença. Segundo a oncopediatra Karine Fonseca, esses sintomas são bastante similares aos de outras doenças da infância, o que faz do diagnóstico precoce um grande desafio.

A respeito do endosso dos personagens da Galinha Pintadinha, o chefe de criação da F.biz destaca: “O objetivo foi trazer um ícone infantil agora falando com os pais, pois eles é que precisam estar atentos aos sintomas para que haja chances de se ter um diagnóstico precoce”.

 

O Câncer Infantojuvenil

O câncer Infantojuvenil é a principal causa de morte de crianças por doença no mundo. Os tipos mais frequentes são a leucemia, os linfomas (que atingem o sangue) e os do sistema nervoso, que atingem, na maioria das vezes, as crianças na faixa entre os 2 e 5 anos.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que surjam cerca de 12 mil novos casos de câncer nessa faixa etária (ate 5 anos) ate o final de 2014.