30/03/2016

Diabetes

O açúcar não tem nada de inofensivo.

O doce mata

30/03/2016

O doce mata

5164

Comer doces pode ser bem destrutivo e fazer mal para a saúde,  como o cigarro ou as drogas. Mas muita gente não consegue evitar o açúcar. O perigo maior é para os diabéticos, especialmente quem tem diabetes tipo 2 – o mais comum. A chocante campanha feita pela Diabetes Association of Thailand alerta que a doença sem controle de açúcar faze com que feridas e machucados demorem mais a sarar. E isso pode levar a lesões ainda maiores como a  gangrena.

Para ilustrar o risco extremo, a Ogilvy&Mather colocou doces em lugar de feridas abertas. As ilustrações foram feitas pelo designer Nattakong Jaensem são chocantes e lembram as propagandas sobre os riscos do cigarro. Se não tratado, o diabetes sobre causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC (derrame), e infarto.

Entenda o diabetes

O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. Existem alguns tipos mais comuns de diabetes. O tipo 1 é conhecido também como insulinodependente. Estes pacientes necessitam de aplicação de injeções diárias de insulina, pois o seu corpo já não produz mais insulina ou a produção é insuficiente. No tipo 2, o organismo produz insulina normalmente, porém o corpo se torna resistente à ação do hormônio e as taxas de açúcar no sangue se elevam. Esse tipo da doença atinge aproximadamente 90% dos diabéticos e é um mal silencioso. Existe também o diabetes gestacional, em que as taxas de glicose do sangue durante a gravidez são elevadas, principalmente quando há um aumento efetivo de peso, mas os níveis de glicose voltam ao normal após o parto. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, 9 milhões de brasileiros são diabéticos. Con informações The Guardian.