Ovos, drogas e o cérebro

24/04/2017

Este spot é uma paródia de um famoso anúncio antidrogas de 1998 – e nós já falamos dele aqui – “This Is Your Brain on Drugs”. Este remake recém-lançado nos EUA explica porque a guerra contra as drogas é uma guerra contra as pessoas. Uma mensagem bem diferente da feita há 18 anos. A campanha é da Drug Policy Alliance. E a criação é assinada pela Green Point Creative, uma agência de marketing criativa baseada em Nova York focada em mudar as leis de drogas.

A peça traz novamente a atriz original Rachael Leigh Cook e usa ovos como metáfora. Só que desta vez ela diz: “Este é um dos milhões de americanos que usam drogas e não serão presos”, segurando um ovo marrom. Em seguida, mostra um ovo marrom e diz: “no entanto, este americano é muito mais provável de ser acusado de um crime de drogas. Imagine que é você”.

O argumento final diz que “a Guerra às Drogas está arruinando a vida das pessoas. Ele alimenta o encarceramento em massa, perseguindo pessoas negras e latinas em maior número do que suas as brancas. Ele atrapalha as comunidades, custa bilhões e não funciona … Alguma pergunta? ”

Fracasso desastroso

“É gratificante e promissor ver a evolução em Rachael Leigh Cook e no público americano nestes últimos 20 anos”, disse Tony Newman, diretor de relações com a mídia da Drug Policy Alliance, em comunicado distribuído à imprensa. “A guerra contra as drogas é um fracasso desastroso que arruinou milhões de vidas de pessoas, especialmente pessoas de cor. Esperemos que este anúncio seja visto por tantas pessoas como o original e inspire pessoas a acabar com esta guerra que não pode ser ganha “.

Confira o filme de 1998, criada pela Partnership for a Drug-free America para um alerta sobre o LSD.

Especialistas dizem que uma abordagem conservadora ou repressiva sobre drogas não surte bons efeitos. Conversas francas e explicações fundamentadas podem ser muito mais eficazes. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), divulgada em agosto pelo IBGE, mostra um aumento do consumo de álcool e drogas pelos adolescentes brasileiros. O trabalho, referente ao ano de 2015, foi realizado com estudantes do 9º ano em escolas públicas e privadas de todo o país, a maioria entre 13 e 15 anos. Os resultados mostram que o percentual de jovens que já experimentaram bebidas alcoólicas subiu de 50,3%, em 2012, para 55,5% em 2015; já a taxa dos que usaram drogas ilícitas aumentou de 7,3% para 9% no mesmo período. Com informações do Adweek e jornal O Globo.

 

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