A febre Pokémon GO deixou as ruas para invadir as campanhas de interesse público. Aqui no blog nós já publicamos duas delas, muito inspiradas (lembre aqui). A mais recente é a da ONG Missing People – e foi chamada de bilhante pelo site especializado em publicidade, Adweek.
A ONG aproveitou a disposição dos caçadores de monstrinhos para divulgar imagens das pessoas desaparecidas na Grã-Bretanha – 250 mil por ano – em pokestops e “ninhos” (locais onde eles aparecem mais e, portanto, concentra mais jogadores). As imagens usavam a estética do jogo, com pokebolas emoldurando as fotos dos desaparecidos.
O lançamento da ação foi durante a primeira caminhada Pokémon GO em Trafalgar Square, em Londres, no início de agosto. O evento reuniu cerca de 4 mil jogadores numa disputa para ver quem capturava mais bichinhos. Os painéis de vinil com as imagens dos desaparecidos e pedidos de informações também foram espalhados por pontos de ônibus e estações de metrô, numa parceria com a empresa de mídia out-of-home, JCDecaux.
A criação é da BBH Barn, o programa de estágio da Publicis britânica.
Guia para os pais
Durante a caminhada Pokémon de Londres também foi distribuído um manual explicativo para os pais que ensina os macetes do jogo e como proteger os filhos.
A ONG Missing People oferece apoio para as famílias de pessoas desaparecidos e mantém um telefone gratuito para receber informações, durante 24 horas por dia. Voluntários também dão suporte psicológico e o site da ONG ajuda crianças e adolescentes a voltar para casa.