Por que o cigarro é vendido perto de doces e balas

09/11/2011

É só ir em padarias, lojas de conveniência e outros estabelecimentos similares para se constatar que as embalagens de cigarro são estratégicamente colocadas próximas a balas e outras guloseimas. As embalagens de cigarro também estão cada vez mais parecidas com as de chiclete, chocolate, balas.  É a estratégia do marketing das indústrias do tabaco para arregimentar consumidores cada vez mais jovens. As imagens acima são da campanha #LimiteTabaco, criada pela EURO/RSCG Contemporânea para Aliança de Cotnrole do Tabagismo (ACT) e Fundação do Câncer.

A campanha da ACT/Fundação do Câncer traz peças como anúncios para jornais, revistas, outdoor e busdoor, spot para rádio e vai priorizar, ainda, as redes sociais, através do Twitter e Facebook. Confira as peças no site.  De acordo com a assessoria da ACT, a  campanha se baseiy en pesquisas encomendadas pela organização ao Instituto Datafolha. Em abril de 2011,  foi feita uma amostragem nacional, com homens e mulheres acima de 16 anos, em 145 municípios das cinco regiões. Dos entrevistados, 86% são favoráveis à proposta de proibição da propaganda e promoção dos produtos de tabaco junto aos jovens, através de festas ou eventos específicos para este público-alvo. O percentual atinge 88% entre os que têm filhos e 90% entre os que trabalham na área de educação. A proposta tem adesão em todos os segmentos da amostra, incluindo os fumantes, com 75%. Quanto à proibição da exposição das embalagens de cigarros nos pontos de venda, tais como padarias, bares, lanchonetes e bancas de jornais, para que deixem de ser vistas principalmente por crianças e adolescentes, 78% apoiam a medida. Até entre os fumantes a proposta tem adesão, com 65% de concordância. Em relação à adição de sabores e aromas aos cigarros, tais como baunilha, morango, chocolate, para torná-los mais palatáveis e atraentes e favorecer a iniciação por jovens , 75% dos entrevistados são favoráveis a que se proíba aditivos aos produtos de tabaco, incluindo 66% dos fumantes.

*Dica do leitor Igor Xaxá, que viu as peças da campanha no Metrô do Rio de Janeiro.