Alvo de racismo

31/07/2018

Com B9 e O Globo

O filme mostra o desafio de ser pai de um jeito bem humorado. Mas 40% das reações à campanha são negativas. A reação é um tapa na cara de quem diz que não existe racismo no Brasil. De acordo com o site especializado em publicidade, o B9, quando o comercial teve família branca, apenas algo em torno de 10% desgostou.

Lançada pelo Boticário na semana passada, a campanha de Dia dos Pais, criada pela agência AlmapBBDO, valoriza a importância dos momentos entre pais e filhos e a necessidade de estar sempre presente. Mas acabou virando alvo de ataques. No Youtube, a versão de 30 segundos do filme, que mostra uma família negra em situações do cotidiano gerou mais de 16 mil “não gostei”, a opção de “descurtir” vídeos na plataforma. Os internautas criticaram a marca “pela falta de representatividade de brancos” na campanha.

Em 2016, a Boticário também fez campanha para o dia dos pais. Na ocasião, a família retratada era branca, e não houve campanha negativa por conta disso. São 9,7 mil likes contra 1,2 mil dislikes no vídeo postado no YouTube.

Confira alguns comentários feitos à campanha:

Após as críticas feitas à marca, muitos internautas defenderam O Boticário pela escolha do elenco para a campanha. A marca costuma adotar a bandeira da diversidade em suas campanhas e se envolveu em outra polêmica quando colocou casais heterossexuais e homossexuais trocando presentes e abraços carinhosos no comercial de Dia dos Namorados, em 2015.

Em nota, a empresa informou que “não é de hoje que O Boticário trilha esse caminho de retratar a diversidade étnica que torna nosso país tão rico e especial”. A marca ressaltou ainda que a campanha “tem o propósito de exaltar com bom humor a importância da figura paterna por meio de tentativas divertidas que os pais fazem para acertar na criação dos filhos.”

Nota na íntegra:

“A campanha de Dia dos Pais do Boticário tem o propósito de exaltar com bom humor a importância da figura paterna por meio de tentativas divertidas que os pais fazem para acertar na criação dos filhos. Essa irreverência é comum nos filmes da marca, assim como são a diversidade e a inclusão. Não é de hoje que O Boticário trilha esse caminho de retratar a diversidade étnica que torna nosso País tão rico e especial, e isso transparece não apenas nesta, mas também em campanhas anteriores que também demonstram as relações interpessoais verdadeiras. O Boticário se pauta pelo respeito a todas as pessoas e deseja que, muito em breve, questões como essa não gerem mais polêmicas.”