22/09/2016

Mobilidade

Volvo inova no Dia Mundial Sem Carro 2016

Sai o carro, entra a bike

22/09/2016

No Dia Mundial Sem Carro, a montadora sueca Volvo trocou todos os carros de sua concessionária da Avenida Europa em São Paulo por bicicletas. E aproveitou para reforçar o conceito da marca “pensar nas pessoas em primeiro lugar”. No filme acima, a Volvo destaca o hábito dos suecos em respeitar ciclistas. Aliás, pedalar é uma das maneiras recomendadas pelo site oficial de turismo da capital Estocolmo. Há muitas ciclovias conectando as ilhas que formam a cidade e a população têm o hábito de usar a bicicleta como meio de transporte (inclusive autoridades como ministros), o que serve como estímulo.

Criada pela Grey Brasil, a intervenção na concessionária da Volvo a transformou ema uma espécie de showroom de bikes, com direito a test drive de bicicletas, ponto de encontro para grupos de pedal e dois passeios ciclísticos programados. A expectativa é de que cerca de 150 ciclistas passem pelo local ao longo do dia, que oferecerá alimentos e bebidas saudáveis aos participantes. A criação é da Grey Brasil.

Capital do ciclismo

Em vez do tradicional capacete, o ministro usa um Hövding – o airbag sueco para ciclistas, que é automaticamente inflado para proteger a cabeça em caso de colisão.

O ministro do Interior da Suécia, Anders Ygeman, usa a bicicleta para ir ao trabalho. O segurança que o acompanha também.  Na Suécia não há carros oficiais à disposição das autoridades. Autoridades costumam usar bicicleta e transporte público, como a população.

De acordo com o site Vá de Bike, Estocolmo pretende se tornar a capital mundial do ciclismo urbano. Três pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia (KTH) desenvolveram um plano, cuja proposta é de que o motorista pague uma espécie de “taxa de congestionamento” para criar um fundo de financiamento aos projetos e iniciativas relacionados à bicicleta. Atualmente cerca de 160 mil automóveis ainda circulam diariamente nas ruas de Estocolmo, o que, para muitos suecos, é um fator de agressão ao meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas.

Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro (World Car Free Day) foi comemorado pela primeira vez na França em 1997 como uma forma de discutir a mobilidade urbana e o impacto dos carros no meio ambiente e na saúde das pessoas. De lá para cá, cidades do mundo passaram a aproveitar a data para promover a discussão sobre a racionalização dos meios de transporte nas cidades.