Fiat incentiva o uso de bicicletas

08/06/2015

 

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), que neste ano tem como tema “Sete Bilhões Sonhos. Um Planeta. Consuma com cuidado”, o blog traz hoje a surpreendente campanha de lançamento do Novo Punto, de fevereiro de 2015.

Criada por profissionais das agências Leo Burnett e Isobar, a campanha da Fiat usa o mote “Você no comando” para ir na contramão da maioria dos comerciais do setor e estimular o uso alternado de meios de transporte. Com o objetivo principal, logicamente,  de divulgar o novo modelo do carro, o filme mostra detalhes  dos atributos do carro – como comando de rádio no volante e retrovisores externos elétricos –  tudo isso com o carro estacionado em uma garagem, até que seu dono chega com uma bicicleta.

Dessa forma, a Fiat sugere que o Novo Punto é feito para quem tem personalidade forte o suficiente  para, inclusive,  deixá-lo de lado quando tiver a oportunidade de usar uma bicicleta. “Como líder de vendas do mercado automotivo brasileiro por 13 anos, a Fiat exerce um papel significativo na indústria e deve promover o diálogo sobre novos modos de se utilizar os meios de transporte. Saídas inteligentes, como a alternância dos meios, entre carro, bicicleta e metro, por exemplo, devem ser valorizadas pelas pessoas e pelas empresas automotivas”, disse João Ciaco, Head de Brand Marketing Communication da Fiat Chrysler Automobiles em um comunicado de imprensa.

De acordo com a publicação do Ministério do Meio Ambiente, mesmo com novas tecnologias de fabricação e melhoramento de combustíveis, o aumento da frota de veículos automotores movidos a gasolina e óleo diesel é a principal fonte de poluição de ar nos grandes centros urbanos. Em comparação com o transporte hidroviário e aquaviário, por exemplo, os transportes rodoviários poluem 27 vezes mais o ar. “Ao contrário do que se poderia supor, a poluição não é mais grave nos países mais ricos e desenvolvidos. Atualmente, grandes metrópoles como Paris, Nova York, Londres e Tóquio são menos poluídas do que muitas cidades de países em desenvolvimento, como a Cidade do México, Buenos Aires e São Paulo”.  A respeito de São Paulo,  dados do laboratório de poluição atmosférica da USP apontam que 90% da poluição do ar na cidade vêm dos carros, matando, em média,  20 pessoas todos os dias.

Time dos Sonhos por um mundo mais limpo

Para celebrar o Dia Mundial do Meio ambiente, os Embaixadores da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) formaram um Dream Team (Time dos Sonhos)  para incentivar a comunidade em geral a compartilhar seus sonhos para um planeta mais saudável e apoiarem os objetivos de desenvolvimento sustentável ambiental. “Sonhar é o primeiro passo para efetivar um futuro que queremos. Imagine o que 7 bilhões de quando eles podem fazer sonhos se tornam realidade!”, diz o site do órgão, convidando as pessoas para se juntarem ao time, que é formado por celebridades como o ator Leonardo DiCaprio e o cantor Jack Johnson. Para entrar no Dream Team e compartilhar seu sonho por um planeta mais limpo, clique aqui.