Cada segundo conta

15/10/2015

A Prefeitura de Curitiba, em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), utilizou o aplicativo Snapchat para fazer crianças desaparecerem em poucos segundos, em uma açnao de enorme importância. Trata-se do Snapchild, uma campanha que alerta, especialmente os pais, para os riscos de desaparecimento de crianças, que pode acontecer em questão de poucos segundos.

Idealizada pela Master Comunicação, a escolha pelo Snapchat é explicada exatamente pelas características e pela forma como o aplicativo funciona. Conhecido pela forma efêmera de comparitlhamento de conteúdo, o Snapchat permite que os usuários compartilhem vídeos, mensagens e fotos que levam poucos segundos para sumir – assim como pode ocorrer com as crianças, se deixadas sozinhas e em situações vulneráveis em locais públicos. Através do perfil oficial da Prefeitura de Curitiba (@prefscwb) no aplicativo, a campanha vem publicando vídeos de apenas 10 segundos, cada um com imagens e mensagens diferentes de alerta e conscientização sobre a diferença que apenas 10 segundos de atenção podem fazer em ambientes como a rua, praia e shopping. “Não se descuido nem por um segundo“, finaliza a mensagem para os usuários do aplicativo.

Por se tratar de uma campanha desta importância, após esses 10 segundos, os vídeos ainda podem ser visualizados em até 24 horas (após a publicação) na página “My Story”, do snapchat. Sobre a ideia desta abordagem, o diretor de criação da Master, Felippe Motta,  explica: “A ideia nesta campanha foi, através de metalinguagem, alertar sobre os perigos que a distração pode trazer para a segurança de uma criança. Ou seja: usamos as características do próprio meio, no caso o Snapchat, para fazer uma criança desaparecer em poucos segundos na frente de quem recebia a mensagem”.

De acordo com os dados da Fundação de Ação Social (FAS), no Brasil, 40 mil registros de crianças desaparecidas são feitos todos os anos, em média, sendo que cerca de 15% não são encontradas. Para orientar os pais para diminuirem a chance de desaparecimento de seus filhos, Em 2009, a organização Mães da Sé lançou uma revista para orientar os pais com dicas  que podem evitar o desaparecimento de crianças. Entre as dicas, estão: tirar o RG da criança o quanto antes, ensiná-la o número do telefone de casa, orientá-la a não dar informaçoes à estranhos e garantir que ela sempre esteja acompanhada de alguém de confiança. O Mães da Sé tem como missão colaborar com casos de desaparecimento de crianças e fiscalizar e apoiar a atuação das autoridades governamentais. Para saber mais, acesse www.maesdase.org.br,