Sonhos despedaçados

01/09/2014

exit

O tráfico de seres humanos é altamente lucrativo. E um desafio enorme para as autoridades e a sociedade. Agora mesmo 20.9 milhões de pessoas no mundo estão vivendo como vítimas desse tipo de crime organizado. Esses são dados da MTV – EXIT (End Exploitation and Trafficking) que é uma campanha mundial da emissora contra o tráfico e exploração de pessoas. O novo filme campanha, “Broken Dreamers” (sonhos despedaçados), traz diversas histórias de pessoas que foram enganadas por uma oferta de emprego muito vantajosa mas que se revelou uma armadilha.

As histórias são contadas como se fosse um livro pop-up e nos apresenta três personagens. Jenny trabalhava no comércio com a sua mãe e foi convidada por uma mulher para trabalhar fora do país com todas as despesas de viagem foram pagas.  Ao chegar no aeroporto, o homem que foi buscá-la confiscou seu celular e documentos. E ela foi obrigada a trabalhar em um bordel sob ameaça de fazerem mal à sua família.

Victor, trabalhava muito e ganhava muito pouco, não conseguia sustentar sua família como gostaria. Um dia recebeu uma proposta de trabalho muito boa para trabalhar em outro país e com o dinheiro prometido conseguiria mandar dinheiro suficiente para a sua família. Mas o emprego na verdade se revelou um trabalho escravo e Victor era ameaçado caso tentasse fugir.

Por fim, a terceira história é de Julie, uma recém-formada que recebeu uma proposta de emprego para trabalhar como doméstica em outro país.  Julie mandou seu currículo pela internet e foi chamada. A família parecia normal mas depois passaram a tratá-la  mal e não pagavam pelo seu trabalho. E, às vezes, Julie ficava trancada em um quarto por horas. A MTV acredita que através da educação, é possível evitar que casos como o de Jenny, Victor e da Julie ocorram com outras pessoas. O filme foi criado pela agência McCann Austrália com música original da cantora  Birkii.