Campanha premiada em Cannes lança o sal que você pode ver

08/07/2015

sal

Mais de 30% dos argentinos sofrem de pressão alta, um dos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares  que correspondem às principais causas de morte em todo o país e no mundo. E para prevenir a hipertensão e, consequentemente, essas doenças, a Organização Mundial da Saúde recomenda  que as pessoas consumam no máximo, 5 gramas de sal por dia. Acontece que na Argentina a média de consumo diário de sal por pessoa chega a 12 gramas e acredita-se que uma das razões para isso seja o fato das pessoas não conseguirem ver a quantidade de sal que realmente colocam na comida.

Para alertar a população sobre o excesso desse consumo e o risco que ele traz, a instituição científica Fundação Favaloro aproveitou a Semana Mundial de Conscientização do Sal para criar, em parceria com a Grey Argentina, a campanha “The Salt You Can See” (O Sal que você vê). Foram adicionados pigmentos das cores rosa, roxo, azul e verde em saleiros para tornar o sal mais viséivel quando adicionados aos pratos para que as pessoas tenham consciencia da quantidade de sal que consomem todos os dias. Esses saleiros foram então distribuidos em mercados, restaurantes, lugares públicos e, inclusive, nas redes sociais.

O Gerente de Comunicação institucional da Fundação Favaloro, Alejandra Marino , explica: “Trabalhamos em diferentes iniciativas destinadas a contribuir para uma melhor qualidade de vida na comunidade, assim como os desejos do Dr. René Favaloro G. Como uma instituição de saúde, trabalhar na adoção de hábitos saudáveis é um desafio. Propostas criativas como o sal, que é parte do nosso programa de Responsabilidade Social Corporativa, permite-nos chegar a nossa mensagem de forma mais eficaz.”

Para Dr. Ramiro Sanchez, chefe do Serviço de Hipertensão e Unidade metabólica da Fundação Favaloro, é importante lembrar que o sal que consumimos não é só o que adicionamos nas refeições. Deve-se lembrar que o sal também está muito presente nos alimentos processados que as pessoas compram, o que dificulta ainda mais para saber a real quantidade de sal consumida. “Por isso é muit importante que as pessoas prestem atenção nos rótulos desses alimentos e escolham aqueles que fornecem a menor quantidade de sódio“, completa Dr. Sanchez que ainda lembra que o excesso de sal também está associado com doenças renais e estomacais.

Desde seu lançamento, em março de 2014, a campanha  já recebeu mais de 16 milhões de impressões e  contou com o apoio de mais de 100 celebridades para divulgar os sais coloridos  no Instagram usando a hashtag #salfie. Uma dessas celebridades foi o jogador Lionel Messi.

messi

Na semana passada, The Salt You Can See foi premiada no Cannes Lions 2015 com dois Leãoes de ouro e um de prata na categoria Promo and Activatio, um bronze na categoria PR e outro bronze na categoria Health and Wellness.

EFEITO

Since its launch, the campaign has garnered over 16 million impressions and over 100 celebrities posing with the saltshakers on Instagram using the hashtag #salfie.