Toda forma de amor

15/02/2016

A marca de biscoitos Honey Maid vem adotando a tolerância à diversidade como um tema relevante nas suas campanhas de publicidade desde que estreou, em 2014, a polêmica série de comerciais This is Wholesome, que mostravam histórias de diferentes tipos de pais, incluindo gays.

Agora, para o Valentine’s Day – comemorando ontem, 14 de fevereiro – a marca está de volta com mais uma celebração das famílias modernas. Diferente do que é normalmente comunicado pelas marcas para a data, o spot Love Day , criado pela Droga5, foge do foco apenas em casais e, em vez disso, pede que os espectadores “pensem no amor de formas diferentes”.

O que se segue é uma série de momentos espontâneos de tolerância e aceitação entre familiares. Entre estes registros estão a de um filho que é envolvido em um abraço da mãe ao revelar ser homossexual; um par de irmãos não-biológicos afirmando o amor de um pelo outro; um homem adotado agradecendo aos pais biológicos por tê-lo dado para a adoção e pedindo para conhecê-los; e uma avó dizendo à neta gay, “nada me impediria de amar você, minha querida“. “Nesse Valentine’s Day, vamos pensar nas diferentes formas de amor”, finaliza o vídeo.

Dia dos Namorados é o dia mais importante do ano para o amor“, afirma um representante de relações públicas da campanha ao site Adweek. “Apesar de muitas vezes as pessoas ligarem a data apenas ao amor romântico a Honey Maid quer olhar para outros tipos de amor. O tipo de amor que vem quando você aceita as diferenças de um membro da família – ou aceita a si mesmo“.

A tolerância tem sido um tema bastante abordado pela Honey Maid desde a campanha “This is Wholesome”, em 2014, como uma maneira de conectar a marca de biscoito com as famílias contemporâneas, após uma revisão da marca. Ao perceber que a “típica” família americana está mudando, a marca decidiu mudar junto. “Queríamos mostrar que o que parece saudável pode ter mudado, mas a sua essência é a mesma. É um bom paralelo entre as alterações de produtos e mudanças na cultura americana”, explica ao Adweek o gerente de portfólio da marca, Gary Osifchin, em entrevista ao Adweek.

Transformando o ódio em amor

love

Depois de lançar uma campanha que abordava famílias de diferentes etnias e opções sexuais, a marca foi alvo de duras  críticas, como a da  ONG conservadora One Million Moms, que classificou o comercial como “uma tentativa para normalizar o pecado”. Como forma de resposta, a Honey Maid criou o comercial  “Love”. Com a ajuda de artistas plásticos, a marca conseguiu transformar as críticas e os preconceitos em algo muito mais bonito. Veja o post que  blog fez para esta campanha aqui.