Quando o Natal parou a (Primeira) Guerra

21/11/2014

natal

A rede de Supermercado britânica Sainsbury recorreu a um dos momentos mais marcantes da Primeira Guerra Mundial para celebrar o Natal em seu novo anúncio de final de ano, intitulado “Natal é para ser Compartilhado”. O novo comercial reconta a história de um dos momentos mais simbólicos de paz e humanidade conhecido como “Trégua de Natal”, quando soldados alemães e britânicos selaram a paz por uma noite durante a guerra e celebraram juntos a noite de Natal de 1914 a ponto de jogarem uma partida de futebol e trocarem presentes (representados no filme por uma barra de chocolate).  A campanha foi criada pela agência AMV BBDO e se baseou em informações de historiadores da guerra, relatos e cartas originais.

A ideia da rede de supermercados com a campanha é doar 50% dos lucros das vendas das edições especiais de barras de chocolates para a Legião Real Britânica, uma instituição que fornece auxilio para militares ativos e reformados no Reino Unido. As barras de chocolates estarão disponíveis à venda entre os dias 13 de novembro e 24 de dezembro pelo valor de 1 libra.

A respeito da escolha do tema e dos objetivos da campanha, Marque Dada, chefe de comunicações da Sainsbury, explica: “A Trégua de Natal é uma história emotiva e querida em nossa história que completa 100 anos em 2014. Esperamos que a nossa campanha consiga levantar fundos para a Legião. O Natal é uma época especial do ano, quando as pessoas param para refletir sobre o que é importante Mais do que qualquer outra época do ano, as pessoas se reúnem para compartilhar momentos simples e gentilezas.”

A campanha é a mais recente ação da parceria de 20 anos da Legião Real Britânica com a rede Sainsbury, um dos seus maiores apoiadores.  Só em 2013, a Sainsbury levantou cerca de £ 4,5 milhões para a caridade através de ações de captação de recursos e uma linha exclusiva de produtos com o auxílio dos clientes, funcionários e fornecedores.

Confira abaixo o making off da campanha.