O inverno não está chegando

04/01/2016

 

Conhecida pelos fãs da famosa série da HBO, Game Of Thrones, a clássica frase The Winter is Coming (o inverno está chegando, em português) traduz o temor e a preocupação com a proximidade do longo e rigoroso inverno e, consequentemente, a aparição de seres sobrenaturais e ameaçadores como os White Walkers (Caminhantes Brancos).

Inspirada no sucesso e no forte apelo da trama, o Greenpeace França aproveitou a célebre frase para chamar atenção do público sobre o aquecimento global e o derretimento das calotas polares. Contrariando o temor dos personagens do universo fictício da série, a campanha The Winter is Not Coming lembra que, diferente da ficção medieval,  devemos na verdade nos sentir ameaçados pelo aquecimento global e a ausência do inverno e ao

Em um anúncio que mais parece um teaser de Game of Thrones, a campanha criada pela agência 84Paris traz o líder dos temidos White Walkers caminhando sobre um lago congelado. Mas após alguns poucos passos, a criatura ameaçadora é contida ao ser engolida pelo lago que se descongela.  “Apenas mais alguns graus e toda a história muda. O derretimento de geleiras é apenas uma das consequências da mudança climática que ameaça nosso planeta”, alerta o filme da campanha da ONG.

Para complementar a campanha, a agência 84Paris desenvolveu um hotsite especial. Também intitulado The Winter is Coming, o site é bastante interativo e além de incentivar doações para que o Greenpeace continue com a sua luta contra o desmatamento e o aquecimento global, também oferece GIFs referentes à Game of Thrones e ao problemas ambientais. Clique aqui para acessar o site.

Essa não é a primeira vez que a ONG usou uma trama de sucesso para alertar sobre os riscos ao meio ambiente. Em maio de 2015, o Greenpeace também aproveitou o sucesso da música “Everything is Awesome”, da animação Uma Aventura Lego, para criar uma paródia em devesa do meio ambiente. Com a campanha Everything is Not Awesome, a ONG pressionou a fabricante de brinquedos a romper sua parceria com a empresa pretolífera Shell, que afirmou que voltaria a extrair petróleo e gás natural do Ártico em 2015. E a campanha teve resultado. Em outubro de 2015, a Lego anunciou o fim da parceria de mais de 50 anos com a Shell. Leia mais aqui.

O vídeo afirma que a Lego estaria poluindo a imaginação das crianças e mostra o Ártico com 120 kg de peças de brinquedo sendo destruída por um enorme derramamento de óleo. Veja o vídeo abaixo.