Dia Mundial sem Carro 2017

22/09/2017

Marcas mostram seu apoio ao Dia Mundial Sem Carro

Publicado no Adnews em 22/9/2017

abre dia mundial sem carro

Em 1997, na França, foi criado o Dia Mundial Sem Carro. A data, que atualmente acontece durante a semana da mobilidade urbana, tem intenção de incentivar meios alternativos (e amigos do meio ambiente) de locomoção, medidas de apoio aos seus usuários e também aos de transporte público ganha cada vez mais adeptos, o que acompanha o movimento mundial das novas gerações.

Diante desta realidade algumas marcas ensaiam seus movimentos nesta direção e outras já se mostram um pouco mais a frente. Separamos aqui algumas campanhas atuais e mais antigas, confira o compilado:

O Mc Donald’s vai abrir seu drive-thru para que você passe por lá do jeito que quiser! E também instiga a “chamar geral para curtir esse dia” pelas suas lojas, “afinal, dá para ficar sem carro, mas não dá para ficar sem McDonald’s #DiaMundialSemCarroNoDrive

O Greenpeace Brasil publicou uma arte de Galhardo. No post, a marca relatou: “Reduzir o uso do carro faz bem para a saúde, o bolso, a cidade e o planeta. Que tal começar a dieta do volante hoje? #DiaMundialSemCarro

A 51 Ice, empresa de bebida alcoólica, abordou o assunto de forma divertida lembrando que hoje é o “dia que todo mundo troca seus automóveis por outro meio de locomoção para evitar jogar mais poluentes na camada de ozônio. Claro, se você tá no rolê aproveitando uma #51ICE já é pra ir sem carro, não é mesmo?”

No vídeo, a marca sugere diversas formas alternativas para chegar até o “rolê”.

A SuperVia, serviço de transporte do Rio de Janeiro, mostrou o quanto utilizar o trem “economiza” em carros.

O Governo do Espírito Santo também mandou seu recado abordando os benefícios da vindos com a utilização das bicicletas: “Pedalar traz muitos benefícios para a saúde e para o meio ambiente. Que tal aproveitar que hoje é o Dia Mundial sem Carro e usar a magrela? 🚲 🚴🏼‍♀🚲 #DiaMundialsemCarro #GovernoES

Ano passado a Volvo se posicionou sob o conceito “Pensar como um sueco não é só produzir carros. É também pensar nas pessoas”. Feita pela Grey Brasil, as concessionárias da Avenida Europa, Zona Oeste da cidade, se transformaram em um showroom de bikes, em vez dos automóveis da marca, com direito a test drive delas e tudo mais, exatamente como fazem com seus veículos. Falamos desta campanha aqui.

A marca já participa do movimento e em 2014 preparou um anúncio de carro….sem carro. Isso mesmo você leu certo.

Em 2015, o Ciclo Vivo produziu um filme para nos levar a refletir o quanto nossas escolhas podem influenciar o lugar onde vivemos.

A Caloi em 2013 apoiou a “criação de carros em cativeiro”. Uma produção da agência Salve não colocou nenhuma bicicleta aparece em cena. Na ocasião foram filmadas e fotografadas dezenas de garagens na cidade de São Paulo e na região do ABC. Carros, apresentados como animais enjaulados, aparecem enquanto que a ideia de liberdade é sempre associada, mesmo que de forma implícita, com a bicicleta.

No ano de 2011 o MetrôRio também se posicionou. Na ocasião,  a Script uma ação que distribuiu pela cidade milhares de folhas, que foram coletadas nas ruas, com uma mensagem impressa pedindo para os motoristas irem de Metrô. Uma maneira de usar a própria natureza para falar de consciência ambiental.


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