A históra de Ran-tan

17/08/2018

Narrada pela atriz inglesa Emma Thompson, como se fosse um poema infantil, a animação do Greenpeace conta a história da filhote de orangotango Rang-tan. A macaquinha surge no quarto da menina e sai bagunçando as coisas: o shampoo, o chocolate, até os móveis. É que tudo aquilo tem em sua composição o óleo de palma, responsável direto por uma tragédia ambiental nas florestas tropicais da Ásia. A criação é da agência Mother.

Nos últimos 16 anos, a população mundial de orangotangos caiu pela metade. Todos os dias, 25 desses animais são mortos em consequência do contínuo desmatamento de seu habitat. Grandes marcas globais como a Nestlé se comprometeram a buscar outras alternativas ao óleo de palma, mas os ambientalistas dizem que as empresas não estão se movendo rápido o suficiente para conter um desastre irreversível para os orangotangos.

“Entre as muitas coisas estúpidas que os seres humanos estão fazendo para o meio ambiente, o desmatamento para a produção de óleo de palma fica bem no topo”, disse ao Adweek, Hermeti Balarin, sócio da Mother em Londres. “São destruídas enormes áreas da floresta tropical, além de contribuir para pôr em perigo alguns de nossos parentes mais próximos, os orangotangos que habitam esses lugares.”

Além do vídeo de 90 segundos, a campanha também conta com um livro de histórias que será distribuído através de influenciadores e voluntários. O Greenpeace, que estará trabalhando nos cinemas do Reino Unido, espera que a história ajude a motivar consumidores e marcas a levar mais a sério a redução da palma e deter o desmatamento.

“Uma década atrás, persuadimos marcas como Nestlé, Unilever e Mondelez a assinarem compromissos globais para eliminar o óleo de palma de seus produtos até 2020 – mas com apenas 500 dias de prazo final pela frente, o progresso é lamentável. Os orangotangos foram empurrados para a beira da extinção, as vidas dos povos indígenas estão ameaçadas e a mudança climática está se acelerando ”, diz John Sauven, diretor executivo do Greenpeace. “Não é exagero dizer que manter essas florestas intactas é vital para toda a vida na Terra e, com Rang-tan, pretendemos levar esta mensagem urgente a milhões de pessoas. Se todos nós agirmos juntos, poderemos forçar as marcas a manter suas promessas e acabar com o desmatamento para sempre ”.