09/08/2016

Exclusão

Os atletas da vida competem diariamente por mais direitos.

Atletas da vida

09/08/2016

“Essa delegação já estava aqui. E tem a grandeza de um continentete. São milhões de recordistas da vida.” Filmada na comunidade Parque das Missões, em Duque de Caxias (região metropolitana do Rio de Janeiro), a campanha Jogos da Exclusão lembra quem ficou de fora das Olimpíadas. Na verdade, um pouco mais que isso: quem fica de fora do olhar há um bom tempo.

Feita pela Santa Transmedia para a ONG TETO, a campanha conta a história dos atletas da vida real. Pessoas que moram nas favelas e enfrentam uma competição diária em que a medalha de ouro são os direitos mais básicos. Ao contrário das delegações estrangeiras que vieram para os Jogos Olímpicos, esta delegação vai continuar aqui. E tem muito a mostrar e oferecer.

“As cidades brasileiras são o maior exemplo da desigualdade social gritante que vivemos. As favelas são um reflexo desta cidade que prioriza o retorno financeiro de alguns sobre o direito de viver com dignidade de muitos, e os Jogos da Exclusão só reforçam isso. Queremos visibilizar a necessidade de construir um espaço democrático, para todos e todas, protagonizado pelos/as verdadeiros/as Atletas da Vida”, Bruno Dias, Diretor Social do TETO.

Saiba mais

Há 10 anos no Brasil, o TETO é uma organização internacional presente na América Latina e Caribe, que trabalha pela defesa dos direitos de pessoas que vivem em favelas precárias, diminuindo sua vulnerabilidade por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários. Além de construir moradias mais dignas, a ONG promove a educação de crianças por meio de oficinas de leitura, ajuda a formar lideranças comunitárias e envolver toda comunidade em projetos de melhoria para seus bairros.