Atriz xinga álcool na direção

02/02/2016

“Se você dirigir bêbado, em termos simples, você é um míope totalmente inútil.  Um desperdício de oxigênio.  Uma forma humana de poluição. Um covarde egoista”, diz a atriz inglesa lady Hellen Mirren, conhecida pela elegância, no comercial Simply Put da Budweiser no Super Bowl 2016 – o horário mais caro da TV americana. Boa parte dos 60 minutos do filme são os xingamentos de Mirren que encerra: “supostamente isto é para ser divertido”.  A criação é da agência Anomaly, de Nova York.

A campanha #GiveADamn(a expressão significa algo como eu me importo) foge do padrão das campanhas que alertam sobre alcóol e direção nos EUA. Não tem cena de impacto nem vidros quebrados, estradas, acidentes. Uma estratégia planejada para fugir do lugar-comum e fazer as pessoas prestarem mais atenção, defendeu o VP de Marketing da Budweiser, Brian Perkins, em entrevista à revista Adweek. “Nós somos uma marca que se preocupa o suficiente para fazer uma declaração de liderança cultural no Super Bowl”, acrescentou.

Além do comercial, a marca de cerveja criou um emoji em parceria com o Twitter, que você pode conferir na imagem no final do post, e um hotsite para ajudar os consumidores a chegar com segurança em casa. Essa é, aliás, a parte mais bacana da campanha: a empresa vai doar, para projetos de segurança no trânsito, 1 dólar a cada compartilhamento da hashtag #GiveADamn até o limite de US$ 1 milhão. Para completar, nos dias de jogo, a Budweiser vai distribuir códigos de descontos no Uber e Lyft (concorrente do Uber que ainda não chegou no Brasil) para levar quem bebeu em casa.

emoji Bud