16/05/2016

Suicídio

Vamos falar sobre isso?

O que é mais importante?

16/05/2016

Suicidio

É assustador. Mas a maior causa de morte de homens com menos de 45 anos no Reino Unido não esta relacionada à droga, trânsito ou doenças do coração. É o suicídio. E acreditando que para enfrentar o problema é necessário falar sobre ele, a marca de desodorante Lynx se uniu à organização Campaign Against Living Miserably (CALM) para lançar a campanha de conscientização #BiggerIssues.

A ideia é lembrar que enquanto a sociedade passa muito tempo discutindo temas triviais enquanto o suicídio continua a ser um tabu nas conversas. A campanha criada  pela TMW para o Dia Internacional do Homem (19 de novembro), usou as redes sociais e mídias out-of-home para incentivar a discussão. Em uma série de ações em multiplataformas, as peças digitais em mobiliários urbanos nas cidades do Reino Unido mudavam a cada duas horas expondo estatísticas sugerindo que neste curto período um homem acaba com a sua própria vida. Em cada uma das peças que participam deste rodízio, a campanha provoca ao mostrar que assuntos como tatuagens, estilos de cabelo, bebidas e redes sociais são mais importantes nas conversas e no noticiário que o suicídio. “Existem muitos assuntos dos quais podemos falar. Mas por um dia, vamos fazer com que todos falem dobre aquilo que mais mata os homens com menos de 45 anos. Vamos falar sobre assuntos mais importantes“.

Nas redes sociais, os homens também foram incentivados a enviar mensagens no Facebook e Twitter usando a hashtag #BiggerIssues, que chegou aos trend topics e atingiu mais de 23 milhões de pessoas, repercutindo mundialmente. Além disso, após a campanha, o tema do suicídio masculino foi debatido no Parlamento pela primeira vez.

A campanha ajudou a impulsionar o perfil da CALM e da própria Lynx, que tem se esforçado para falar sobre questões que afetam a vida de seus consumidores. “Fizemos uma pesquisa há 18 meses sobre as questões que afetam homens e o suicídio masculino é muito pouco abordado. Não existem marcas por aí que tem coragem de trazer essa mensagem. Este é apenas o primeiro passo para mudar atitudes em relação ao suicídio como um problema de saúde pública“, disse o gerente de marketing da Lynx, David Titman.

No site da campanha, a CALM oferece informações sobre o tema e serviços de apoio para quem precisa de ajuda ou quer ajudar alguém. Neste infográfico abaixo, a organização resume a situação do suicídio masculino no Reino Unido. Veja.

LynxCalmInfographic896px