Entrega especial

25/09/2015

No pequeno povoado espanhol de Brunete, a agência McCann e a prefeitura local estão realizando uma ação que vem deixando parte da comunidade constrangida. E é esse exatamente o objetivo. Objetos Perdidos é uma campanha criada para acabar com o problema da poluiçnao das ruas locais com fezez animais, resultado da falta de educação de alguns donos de cachorros da cidade.

Após uma primeira tentativa frustrada de consicentização dos mais de 10 mil habitantes, através de uma ação da Prefeitura de Brunete em 2012, a McCann sugeriu a ideia de devolver aos donos o que eles deixaram pelo meio do caminho. Com a ajuda de uma equipe de 20 voluntários, alguns donos foram observados e monitorados enquanto passeavam com seus cachorros. Quando um deles “esquecia” de recolher as fezes do seu animal, uma dupla se aproxima para inciar uma conversa, supostamente casual, onde eles perguntam a raça e o nome do cachorro. Enquanto isso, um terceiro voluntário recolhia as fezes esquecidas.

Mais tarde, a equipe utiliza a base de dados que a prefeitura mantém com o registro de todos os animais domésticos da cidade para descobrirem o endereço do dono, que recebe em sua casa uma embalagem com o “objeto esquecido” na rua. Junto com o “presente”, uma advertência alertava que na próxima vez que não recolher os desejtos dos animais pode render uma multa de até 300 euros. Ao todo,foram entregues 147 caixas na ação.

O filme da campanha, que registra a reação constrangida dos presenteados, viralizou nas redes sociais com a hashtag da campanha, #cacaexpress. Além disso, a campanha foi contemplada com no último Festival Internacional de Cannes com o Leão de bronze. Mas para a Diretora de Criação da McCan,Monica Moro, mais importante do que isso é o êxito da campanha, que encontoru uma forma leve para reduzir em 70% a quantidade de fezes de cachorros nas ruas de Brunete. “Essa é uma das poucas campanhasde conscientização que conversa com a comunidade de uma forma divertida sobre esse tema. Estamos felizes com essa criação“.