Conta da estupidez

02/06/2017

A campanha #realitycheque é uma boa estratégia para assustar motoristas que arriscam a vida (deles e das outras pessoas) dirigindo após ingerir bebidas alcóolicas. Foi feita em parceria com bares e restaurantes para mostrar exatamente o quanto custaria decidir dirigir para casa após algumas bebidas – colocando os valores das multas e prejuízos em um recibo detalhado.

A ideia da campanha é que, se nem todos os jovens (alvo preferencial da ação) se sensibilizam para uma atitude mais responsável só com os alertas sobre o que arriscam com a embriaguez ao volante, talvez mostrando o impacto no bolso sirva. E na Austrália, as multas são bem pesadas e as punições severas – de perda de carteira a processo criminal.

A criação é da Clemeger BBDO para a Comissão de Acidentes de Transporte (TAC) de Victoria (Austrália). E foi veiculada em 2015.

Conta alta para o Brasil

O Brasil perdeu R$ 146 bilhões em 2016 por conta dos acidentes de trânsito, o equivalente a 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) – cerca de R$ 15 milhões por dia. O cálculo é do Centro de Pesquisas e Economia do Seguro (Cpes), da Escola Nacional de Seguros, e corresponde ao valor que seria gerado pelo trabalho de vítimas que morreram ou ficaram inválidas após acidentes. Somente em rodovias federais e estaduais, foram R$ 5 bilhões perdidos em 2016, segundo pesquisa da fundação Seade (Sistema Estadual de Análises de Dados) encomendada pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O número leva em conta gastos como a destruição do veículo, despesas hospitalares e a perda de produtividade. Com informações da Folha de S. Paulo.