Contra a opressão

31/10/2018

A marca de sorvetes Ben & Jerry’s resolveu se juntar às iniciativas para estimular o voto, movimentos socais e democracia. Esta semana, a empresa anunciou o lançamento do sabor “Pecan Resist” nos Estados Unidos. Disponível por tempo limitado, a novidade é uma forma de celebração aos ativistas que resistem às mais diversas formas de opressão. O sabor é uma mistura chocolate com fudge, nozes e amêndoas. Além disso, a companhia irá doar 25 mil dólares para quatro entidades de ativismo: Color of Change, Honor the Earth, Womens’s March e Neta.

Curiosamente, não é a primeira vez que a Ben & Jerry’s se posiciona perante causas sociais. Em 2015 houve o lançamento do “Save our Swirled”, criado com o objetivo de promover debates sobre o aquecimento global. O típico “Chocolate Chip Cookie Dough” foi renomeado para “I Dought, I Dought” em celebração à decisão da Suprema Corte americana de liberar o casamento de pessoas do mesmo sexo em todo os EUA. Fez o mesmo na Austrália.

Nos EUA, as eleições para o legislativo são em 06 de novembro mas o voto não é obrigatório. Várias entidades estimulam a população a participar do período eleitoral e destacam a importância das escolhas feitas pelo voto. No caso da configuração política norte-americana, as eleições legislativas poderão significar uma nova configuração de forças (ou não) no país.