Voto branco ou nulo

01/10/2018

Quando alguém escolhe no seu lugar não dá para reclamar. Pala ilustrar o que acontece quando se vota em branco ou nulo, o BK (Burger King) usou o próprio sanduíche. O filme acima foi veiculado durante o intervalo do penúltimo debate com os candidatos à presidência, realizado pela TV Record ontem (30/9) às 22h.

A campanha teve início na semana passada, quando a unidade do BK na Avenida Paulista recebeu uma urna eletrônica personalizada em que os consumidores puderam escolher se votariam em algum candidato ou em branco. Ao final da ação, quem votou em branco recebeu em primeira mão o nada saboroso Whopper em Branco – um hambúrguer de cebola e maionese, sem carne, molho ou qualquer coisa que lhe desse sabor. A criação é da agência David.

O sanduiche foi embrulhado em uma embalagem com a seguinte mensagem: “Esse é o Whopper em Branco, um sanduíche com ingredientes escolhidos por outra pessoa. E quando alguém escolhe no seu lugar, não dá para reclamar do resultado”. Segundo a pesquisa Datafolha do último dia 28 de setembro, que avaliou as intenções de voto para presidente, 10% da população declarou o voto em branco ou nulo.

“Somos uma rede profundamente inserida nos países onde atuamos e estamos atentos ao papel de promoção das responsabilidades sociais. Recebemos em nossos restaurantes aproximadamente 150 milhões de pessoas todos os anos, e isso nos possibilita ser uma antena da sociedade, antecipar tendências e fazer parte de mudanças importantes”, explicou Ariel Grunkraut, diretor de marketing e vendas do BK.

Para desdobrar a campanha e amplificar o debate político na internet, o BK levou a discussão para as redes sociais, onde tem estimulado seus consumidores a responderem se pretendem votar em branco. O assunto foi promovido com as hashtags #VotoemBranco e #BKemBranco. Até o final do debate na Record, alguns internautas receberão uma pequena surpresa via delivery da rede de fast food.

Com informações do Propmark.