Diferença pesa no bolso

09/03/2018

As crianças entenderam de cara. Mas parece que tem muita gente que precisava de umas aulinhas com elas quando o assunto é desigualdade. diferença salarial entre mulheres e homens está cada vez mais em cheque e foi posta em debate no Fórum Econômico Mundial. Na Noruega, o tema foi o escolhido pelo sindicato de trabalhadores da área financeira Finansforbundet para a campanha do Dia Internacional da Mulher deste ano. 

O vídeo  traz um experimento social com crianças, que têm de cumprir uma tarefa simples e igual para ambos: colocar bolinhas coloridas em recipientes. Depois de olhos fechados, elas ganham o prêmio em guloseimas. O dos meninos é 20% maior.

O melhor do vídeo, que viralizou nas redes sociais em poucos dias e já conta com mais de 13 milhão de visualizações só no Facebook,  são respostas autênticas das crianças. “Como assim? Fiz o mesmo trabalho que ele”, reage uma menina. Um dos meninos diz: ela fez um trabalho igual ao meu e deveria receber a mesma recompensa. No final, eles dividem os doces e balas. A criação é da agência Morgernstern. 

Embora existam uma mensagem social maior para o vídeo, e o objetivo específico do Finansforbundet é mostrar aos trabalhadores financeiros que a questão é uma prioridade e que está tentando mudar a situação da desigualdade salarial.