Criatividade dribla a repressão na Rússia

17/10/2014

AI

Desde a posse do presidente Vladimir Putin, a Rússia vem sofrendo com uma forte repressão e para expressar sua solidariedade com o povo russo o movimento Anistia Internacional, que luta pelos direitos humanos – lançou a Semana da Ação, ocorridas entre os dias 6 e 12 de outubro.  Utilizando os slogans “Speak out for freedom” e “Speak out for Russia” vários ativistas europeus prepararam ações  como flash mobs, cartas, videos e petições para protestarem contra a falta de liberdade de expressão no país.

“O direito de protestar pacificamente; o direito de falar livremente na Internet ou em público; o direito de discordar; o direito de expressar quem você é, todos estes estão sendo sufocada pelas autoridades russas com a introdução de legislação repressiva, campanhas de difamação e perseguição “, disse John Dalhuisen, Diretor do movimento para a Ásia Central e Europa.

A maior preocupação do movimento é em relação a falta de liberdade de expressão de meios de comunicação independentes (tendo vários jornalistas ameaçados e agredidos), ONGs obrigadas a encerrarem suas ações e da comunidade LGBT.

Protesto de Manequins

Outra preocupação do movimento  é a repressão contra manifestantes em espaços públicos. Na Rússia, se um protesto tiver mais do que um participante os organizadores são obrigados a avisar o governo local com dias de antecedência. Para denunciar esse tipo de abuso do governo foi criado o “Protesto de Manequins” (vídeo acima). Essa ação criativa basicamente reuniu uma única garota e diversos manequins com faixas de protestos contra lei repressora do país. Dessa forma conseguiram transmitir a mensagem ainda dentro da lei.

A semana da ação contou também com manifestações em diversos países da Europa, como mosaicos e ações nas mídias sociais com a hashtag #FreedomPostcard que pede a libertação de ativistas ambientais presos, como é o caso do Russo Yevgeny Vitishko, detido no inicio do ano por protestar contra violações ambientais causadas pelos Jogos Olímpicos de Inverno na cidade de Sochi.