Eu uso, eu cuido

04/11/2015

 

No dia 18 de outubro de 2014, por volta das 18h30,  vândalos cercaram o ônibus da linha 8047/41 ( que faz o trajeto Jaraguá / Metrô Vila Madalena, em São Paulo) e  mandaram todos os passageiros descerem, menos o motorista da Viação Santa Brígida, John Carlos Brandão, de 42 anos. Ele faleceu 4 dias depois, em 22 de outubro de 2014, com 80% do corpo queimado. Desde o ano passado, a página do Fecebook Eu Não Mereço Ser Queimado cobra justiça e denuncia as ocorrências de ônibus incendiados. Segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) , somente em 2014, mais de de 600 ônibus foram incendiados criminosamente no Brasil.  Os veículos foram depredados em manifestações e também em ações orquestradas pelo crime organizado, como forma de intimidação.

Maior fabricante de caminhões e ônibus no Brasil, a Mercedes-Benz  lançou a campanha “Eu uso, eu cuido”, que até novembro irá usar diversas mídias, especialmente as digitais, para lembrar que a destruição dos veículos de transporte coletivo afeta toda a sociedade. Em um vídeo, criado exclusivamente para o ambiente digital, os fotojornalistas Apu Gomes e Fernando Costa Netto dão seus depoimentos sobre os inúmeros ataques à ônibus que já registraram. Algumas das imagens que já fizeram são tão impressionantes que podem ser comparados às cenas de guerra civil. Enquanto Apu Gomes explica que suas fotos são um grito contra a violência Fernando Costa Netto, que já cobriu guerras civis na Palestina, Bósnia e El Salvador, lembra: “A família da pessoa e dos grupos que bota fogo no ônibus, também será impactada com isso”.

Foi criada tamém uma plataforma digital (http://www.euusoeucuido.com.br/#) onde os usuários são convidados a se cadastrar com sua foto, que será exibida na homepage substituindo as fotos de ônibus queimados registradas pelos dois fotógrafos. Se nas primeiras peças veiculadas em revistas como a Carta Capital, essas imagens dos ônibus destruídos eram os destaques, a ideia é que os próximo sejam diferentes. “A ideia é que nosso anúncio seja composto pelas fotos das pessoas, e não mais pelas imagens de ônibus pegando fogo. Temos aí os guardiões do ônibus”, afirma Jucimara Miotto, analista de marketing da Mercedes-Benz. Para participar do movimento e acesse http://www.euusoeucuido.com.br/# e compartilhe.

A Mercedes-Benz explica que a campanha foi alinhada com o conceito institucional definido pela empresa para 2015. O slogan “Mercedes-Benz. O ônibus da galera” reforça a aproximação dos usuário com a marca para mostrar que o ônibus serve para toda a população.