Campanha mostra como doenças cardíacas podem ser insensíveis

27/08/2015

heart

Se comparadas com boa parte de outras doenças mais sérias, as doenças cardíacas podem ser especialmente cruéis com o paciente e com os que estão ao seu redor. Para alertar sobre a devastação que a ela pode causar inesperadamente e inspirar as pessoas a doarem fundos para pesquisas, a Fundação Britânica do Coração (BHF) lançou a campanha Heart Disease Is Heartless.

Como forma de impactar  emocionalmente o público, a campanha traz como mensagem central a falta de oportunidade que muitas pessoas têm de se despedir de seus entes. A partir dessa mensagem, uma série de spots foi criada pela agência DLKW Lowe, entre eles “Classroom”, um comercial que mostra uma conversa entre pai e filho sugerindo desde o início que trata-se de uma suposta despedida – que todos deveriam ter a chance de ter, mas que ocasiões como doenças cardíacas muitas vezes não permitem.

Já os spots “Calling Home” e “Amazing Dog” mostram, respectivamente, uma conversa por skype entre um casal  e uma brincadeira de uma mulher com seu cachorro que são interrompidos dramática e instantaneamente. Todos esses spots são seguidos do slogan A doença cardíaca é insensível. Ela atinge sem aviso prévio.

Como complemento, a campanha ainda lançou um mini documentário que conta com depoimentos de pacientes reais de doenças cardíacas, destacando a importância das pesquisas da Fundação Britânica do Coração para seus corações continuarem batendo, privilégio que um entre quatro pacientes não têm. “Temos que atingir as pessoas com a realidade que estamos lidando aqui. E o impacto e a realidade da doença cardíaca é pessoal para cada pessoa, de modo que cada parte criativa nesta campanha pretende falar com diferentes públicos“, explica Dave Henderson, diretor criativo da DLKW Lowe.

Para aproximar ainda mais o público da mensagem da campanha, foi desenvolvido o “Simulador de Ataque Cardíaco”, um aplicativo que, quando acionado, pede para o usuário colocar seu celular contra seu peito. Nesse momento, o usuário é surpreendido. Ao invés de uma simulação de ataque cardíaco, ele recebe uma uma ligação com uma mensagem gravada que simula um outro tipo de dor causado pela doença: a notícia da perda de um ente querido.

Para os criadores da campanha, por mais que seja considerado por alguns uma forma forte de atingir o público, a variedade de mensagens e meios tornam a mensagem memorável. “Esta campanha marca o início de uma estratégia de longo prazo para a BHF, que visa mudar a maneira como as pessoas olham para a doença cardíaca. Queremos que esta campanha dê um soco emocional nas pessoas, mostrando-lhes que a doença cardíaca pode nos tirar os entes queridos pessoas, sem aviso prévio.Esperamos que a campanha alerte e também inspire as pessoas a doarem fundos para continuarmos as pesquisas da BHF,que podem slavar mais vidas“, diz Carolan Davidge, Diretora de Marketing da BHF.