Ainda estamos em1905

02/02/2016

 

As mulheres têm percorrido um longo caminho na luta pelos seus direitos e pela igualdade de direitos. Mas até que ponto nós realmente progredimos? Apesar de bastante discutido e estar presente em diversas  campanhas pelo emponderamento feminino (veja algumas que o blog publicou aqui e aqui). Na mesma medida não faltaram episódios e estatísticas que nos remetem a 1905. A mesma época retratada pelo filme Sufragette, que mostra a luta das mulheres inglesas por mais direitos. A campanha lançada pela mesma produtora do filme, Focus Features, revela o espanto de meninas entre 7 e 14 anos ao descobrir que as coisas não mudaram muito para as mulheres em 100 anos.

No vídeo da campanha Hope For Our Daughters, realizado pela  Focus Features em parceria com a a ONG norte-americana Equality Now,  as meninas são desafiadas a descobrir se manchetes como “Todos os dias 39 mil meninas são forçadas a se casar antes dos 18 anos” e “75 milhões de meninas com menos de 14 anos são vítimas de trabalho forçado” são de 1915 ou 2015. Para surpresa delas, todas as notícias que apostaram ser do século passado eram, na verdade, bem atuais. “Muitas das injustiças contra mulheres que eram intoleráveis 100 anos atrás continuam acontecendo hoje. Nao podemos esperar mais 100 anos. Temos que mudar hoje para que nossas filhas tenham um futuro melhor” é a mensagem do filme.

A campanha incentiva ainda o compartilhamento de fotos com a hashtag #HopeForOurDaughter e responder à pergunta “Qual a sua esperança para a futura geração de mulheres?”. Para cada post, uma doação de um dólar será feita pela produtora de filmes Focus Features para apoiar a Equality Now. Diversas celebridades como as atrizes Meryl Streep e Carey Mullingan, que participaram de Suffragette, apoiaram a causa.