Video mostra acidente real

13/10/2015

O filme com o acidente dos jovens foi divulgado pela família na internet e compartilhado pela polícia da cidade britânica de Sussex. Viralizou e ganhou o noticiário mundial.

Seis meses após o acidente de carro que matou os jovens britânicos Kyle Careford e Michael Owen, seus familiares tomaram a dolorosa decisão de tornar públicas as imagens do vídeo que registra o momento exato do acidente. Mas existe um motivo nobre por trás dessa decisão: entregar uma mensagem importante sobre as consequências devastadoras que a condução irresponsável pode trazer tanto para o motorista quanto para seus familiares.

O vídeo, gravado por Michael, foram divulgados pela Polícia de Sussex e mostra os momentos que antecedem a colisão do carro e a total imprudência dos dois jovens, que trafegam a mais de 140 km/h pelas pequenas ruas da cidade de Crowborough (Inglaterra). Como agravante, em meio às risadas e música alta, o registro evidencia o estado alterado do motorista, posteriormente confirmado pelos resultados da autópsia. De acordo com o exame, tanto Michael quanto Kyle teriam ingerido altas doses de drogas ilegais que impossibilitariam qualquer chance do motorista ter absoluto controle do carro.  No final, é possível assistir o momento da colisão entre o veículo e a parede de uma pequena igreja da cidade.

Em uma entrevista para a campanha realizada pelas dua sfamílias, Zac Hemming, irmão de Kyle, afirma que apesar da dor de rever os últimos momentos do seu irmão, o importante é que a tragédia sensibilize especialmente os jovens, para que ninguém tenha que experimentar a dor irreparável de perder alguém tão próximo por um aot imprudente. A mãe de Michael, Kat Owen, afirmou que é preciso mostrar aos jovens que eles não são invencíveis e que suas vidas são valiosas.  “Se tudo isso que estamos fazendo impedir que apena uma pessoas cometa o mesmo erro que o meu filho, então, algo de bom terá saído deste vídeo“, finaliza Kat.

Campanha da Road Safety usa abordagem similar

As campanhas de trânsito no Reino Unido costumam trazer imagens consideradas fortes  através de grandes porduções com o objetivo de gerar o maior impacto possível na população. Em outubro de 2014, o blog publicou uma nota sobre outra campanha britânica, similar à das  famílias de Kyle e Michael. Com o mesmo propósito de enfrentar a dor da perda para alertar sobre a imprudência no trânsito, a enfermeira aposentada Brenda Holmes atendeu ao pedido da polícia rodoviária britânica e aceitou a veiculação do vídeo que registra os momentos finais da vida do seu filho David Holmes, vítima de um acidente de moto em junho de 2013 na cidade de Norfolk. Para ler o post completo, clique aqui

Número de vítimas em acidentes no Reino Unido diminui

De acordo com o site da Road Safety , em 2013, o número total de vítimas em acidentes de estrada relatado para a polícia foi de 183.670, o que representa uma queda de 6% se comparado aos números de 2012. Já o número de mortes em acidentes de carro em estradas diminuiu 2% em relação á 2012, totalizando 1.713 mortes. Este número corresponde ao menor índice de registros nacionais desde 1926. Segundo o relatório, o excesso de velocidade e imprudência estão entre as quatro principais causas de acidentes, que incluem também o consumo de álcool e falta do uso de segurança.

Com informações do Correio Braziliense.