Pizzaria para inclusão

19/04/2018

Uma pizzaria diferente, com apoio da tecnologia, promove a inclusão de pessoas com autismo na Itália. A iniciativa é da Samsung italiana que pretende apoiar o emprego inclusivo com a criação do PizzAut, um restaurante conceito projetado para oferecer um ambiente de trabalho adequado para pessoas com autismo.

Criada pelo FCB de Milão, a ideia reuniu engenheiros, designers de UX, psicoterapeutas e especialistas em idiomas para enfrentar os desafios que impedem as pessoas de entrarem no mercado de trabalho. Eles desenvolveram um aplicativo, o PizzAutapp, que se propõe a simplificar o processo de pedido, deste o início até o pagamento, e se comunica com a cozinha.

De acordo com a National Autistic Society, existem cerca de 700 mil pessoas no Reino Unido com algum tipo de autismo. Mas apenas 32% dos adultos autistas estão atuando em qualquer tipo de atividade remunerada, e dentre eles, somente metade trabalha em período integral.

A PizzAut se inspirou no fato de que muitas pessoas autistas têm muita aptidão para algumas habilidades – como fazer pizza. Mas as exigências do local de trabalho, em termos de comunicação, podem dificultar o início ou o progresso de uma carreira. Com informações CCSP.

Autismo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 68 pessoas tem autismo. No mundo são 70 milhões de pessoas. O transtorno não tem cura, mas pode ser tratado com terapias multidisciplinares.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento da primeira infância em que ocorrem dificuldades na comunicação e interação social. Não há só um tipo de autismo, mas graduações dentro desse transtorno de desenvolvimento. Um espectro abrange diferentes gradações, intensidades.