28/03/2016

Assédio sexual

Mais didática que esta campanha é impossível!

Se não for sim, é não!

28/03/2016

Se não for sim, é não!

Este vídeo te fez se sentir constrangido(a)? Se sim, nós temos uma coisa pra te falar. Isso passa longe de ser tão constrangedor como um assédio sexual. Afinal, muitas pessoas ainda têm dificuldade de entender o que de fato é o consentimento. Mas não deveria ser tão difícil, nem estranho, certo? A organização sem fins lucrativos Project Consent, que luta pelo fim da cultura do estupro, mostra como o consentimento pode e deve ser simples de entender.

Nessa série de  três animações adoráveis – mas ao mesmo tempo desconcertantes – personagens animados dão vida a algumas partes íntimas do corpo de homens e mulheres interagindo e diferentes situações. Enquanto em um deles, uma vagina reclama com a proximidade sem autorização do pênis durante uma dança, em outra,  um seio reage quando a mão tenta se aproveitar de um momento de descontração entre eles. Ao final, os personagens dão uma lição simples: “Se a resposta não for sim, então é não”.

Os voluntários do projeto explicam que a intenção da campanha é desconstruir a imagem  banalizada que o assédio possui na sociedade atual e estimular a conversa sobre isso. “O primeiro passo na luta contra a cultura do estupro é a sensibilização para o público e promover um entendimento de que há sim um problema grave na forma como a agressão sexual é tratada na sociedade”.