Fast foods na mira do Instituto de Defesa do Consumidor

13/08/2008

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) defende o fim da propaganda e promoções que oferecem brindes para crianças em redes de lanchonetes fast food. De acordo com a entidade, esse tipo de publicidade pressiona os pais a comprar alimentos pobres do ponto de vista nutricional e com componentes que podem prejudicar a saúde como sódio, açúcares e gorduras saturadas. O Idec investigou as características de cinco redes – McDonalds, Bobs, Burger King, Habibs e Giraffas – que vendem kits de lanches infantis, acompanhados de brindes. O estudo apontou uma grande concentração de sódio e gorduras saturadas. O resultado do consumo freqüente destes alimentos pode acarretar o desenvolvimento precoce de doenças como obesidade, hipertensão e arterosclerose. A notícia foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo do dia 08 de agosto mas o tema está em discussão desde o ano passado com a tramitação do Projeto de Lei 1637/07, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que institui regras para a publicidade de alimentos com elevados teores de açúcar, gordura saturada, gordura trans e sódio, além de bebidas com baixos valores nutricionais. A publicidade dessses alimentos, se o PL for aprovado, ficará totalmente proibida a transmissão durante programação infantil.