Humanidade no dinheiro

11/04/2017

Tem gente invisível. Não é exatamente um super-poder. Estas pessoas se tornam invisíveis porque incomodam com suas tragédias e desamparo, dão medo. Estão perambulando pelas ruas ou pedindo dinheiro. Para dar voz a estas pessoas, um aplicativo solidário chamado Entourage lançou uma campanha usando a mídia mais viral do mundo: o dinheiro. Nas notas, eles puderam escrever mensagens que passam de mão em mão.

“Para mim, Pierrot, morador de rua pelos últimos 19 anos, esta nota tem muito valor mas não tanto quanto um bom dia”, escreveu um dos personagens do filme criado pela TBWA. Em cada nota, o complemento: “Os sem-teto precisam de conexão social. Faça o download do Entourage”. Estima-se que existam 143 mil pessoas morando nas ruas de Paris.

A história do Entourage começou em 2012, na proximidade da estação Saint-Lazare, em Paris. Jean-Marc Potdevin, que fez uma carreira brilhante em inovação (com o vice-presidente do Yahoo Europe), encontrou um homem sem-teto em lágrimas. Ele foi atacado e estava sem dentes. “Ele me disse: o que vou fazer se eu não posso nem mesmo comer um sanduíche? ” , contou Jean-Marc ao Le Monde. Sem apoio do serviço social francês, o executivo recorreu ao Twitter. E conseguiu um dentista nas proximidade.

O aplicativo, que foi lançado em 2014 e pode ser baixado na Apple Store e na Play Store, conecta pessoas que querem ajudar, em uma rede de solidariedade. Pelo aplicativo, pode-se doar diretamente para uma instituição que apoia sem-tetos, articular serviço voluntários ou promover ações solidárias com outras pessoas que também querem ajudar.