Os Imbatíveis

12/07/2017

Campanha cria história em quadrinhos de super-heróis com doenças inflamatórias intestinais

Por Gabriel Alves
Publicado no jornal Folha de S. Paulo em 09/7/2017

Doenças inflamatórias intestinais como a retocolite ulcerativa e a doença de Chron afetam 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Além das dores, da diarreia e da anemia, um dos problemas de quem tem essas doenças é a insegurança a e dificuldade em falar o que está sentindo.

Para combater esse problema, a farmacêutica Takeda acaba de lançar, em parceria com o estúdio Marvel Custom Solutions, uma história em quadrinhos de super-heróis em que os protagonistas ou têm alguma doença inflamatória intestinal ou são próximos de pessoas afetadas por essas doenças.

As doenças geralmente aparecem no início da idade adulta e a origem provavelmente é uma combinação entre predisposição genética e fatores ambientais. Não há cura. Outros sinais e sintomas são perda de peso, fadiga e crescimento atrasado em crianças.

A retocolite ulcerativa afeta somente o intestino grosso e o reto e as camadas mais internas do tubo digestivo. Já a doença de Chron pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, e as lesões podem ser mais extensas. Em ambos os casos há maior risco de câncer.

A diretora médica da Takeda, Gabriela Muricy, explica que a ideia da campanha DII Sem Máscaras foi desenvolvida ao longo do ano passado com a participação ativa de pacientes, que compartilharam suas experiências e dificuldades e inspiraram a criação dos personagens da história em quadrinhos.

Segundo um levantamento, 48% dos pacientes dizem ter a vida afetada significativamente por essas doenças. O objetivo da iniciativa, diz Muricy, além de melhorar o conhecimento sobre a doença, é criar nas pessoas a consciência de que, apesar de terem superpoderes, até super-heróis podem ter limitações.

Tomando essa consciência, os pacientes, que muitas vezes se afastam de amigos ou se sentem limitados no trabalho, poderiam ter uma vida melhor e mais plena.

O tratamento pode contar com medicamentos anti-inflamatórios, imunossupressores, suplementação nutricional e até mesmo cirurgia para remoção de áreas comprometidas. O paciente deve ir periodicamente ao médico para ser reavaliado.

Os fascículos com a saga do grupo The Unbeatables (os imbatíveis, em tradução livre) estão sendo publicados no site diisemmascaras.com.br.

Cena da saga do grupo de heróis The Unbeatables. Crédito: Reprodução/DII Sem Máscaras