Anvisa divulga novas regras para a publicidade de guloseimas

30/06/2010

As empresas terão 180 dias para se adequar às novas regras de publicidade para bebidas e alimentos, especialmente as chamadas guloseimas (aqueles que têm alto teor de gordura e sódio). A resolução estabelece novas regras para a publicidade e a promoção comercial desses alimentos. De acordo com a Anvisa, o objetivo é proteger os consumidores de práticas que possam, por exemplo, omitir informações ou induzir ao consumo excessivo. Com a nova resolução da Agência, ficam proibidos os símbolos, figuras ou desenhos que possam causar interpretação falsa, erro ou confusão quanto à origem, qualidade e composição dos alimentos. Também não será permitido atribuir características superiores às que o produto possui, sugerir que o alimento é nutricionalmente completo ou que seu consumo é garantia de uma boa saúde. As novas regras são mais duras para os produtos que miram no público infantil. Estudos internacionais demonstram que a vontade das crianças pesa na escolha de até 80% das compras feitas pela família. Em maio de 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendou que os países adotassem medidas para reduzir o impacto do marketing desses alimentos sobre as crianças. Confira a íntegra da nova legislação aqui.