Skol une marcas por LGBTQ+

28/05/2018

Por Sergio Damasceno Silva
Publicado no Meio&Mensagem em 28/05/2018

Se uniram à iniciativa da cerveja, com a doação de letras da logomarca, Burger King, Bis, Trident e Quem disse, Berenice?; as marcas também doarão valores para as ONGs Coletivo Não Desculpo, Casinha, TODXS e Coletivo Transformação

Numa iniciativa da Skol, pelo menos mais quatro marcas se uniram para “doar” parte das respectivas logomarcas para entidades ligadas à causa LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trânsgeneros e +, que abrange pansexuais, assexuais, multissexuais e outras denominações). Além de doarem as letras, as marcas também doarão valores para as ONGs Coletivo Não Desculpo. Casinha, TODXS e Coletivo Transformação. Sob o guarda-chuva #MarcasAliadas, as marcas doaram, respectivamente, as seguintes letras de seus nomes:

– L – Skol

– G – Burger King (David)

– B – Lacta Bis (Wieden+Kennedy)

– T – Trident

– Q – Quem disse, Berenice? (Santa Clara)

A campanha estreou domingo, 27, nos principais jornais e nesta segunda-feira os consumidores da cerveja, por exemplo, vão ver, nas redes sociais, a marca Skol sem o “L”, ou seja, Sko. A Skol é patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, que acontece no próximo domingo, 3, pelo terceiro ano seguido. Segundo a empresa, a doação da letra pretende chamar atenção para a importância das diversas comunidades e também dos aliados à causa.

A extensão da campanha às demais marcas foi feita a convite da própria Skol. A #MarcasAliadas convida, agora, outras empresas que quiserem se juntar ao movimento pelo site www.marcasaliadas.com.br ou pelos perfis da Skol no Twitter e Facebook. A iniciativa, no entanto, já vem de junho do ano passado quando a Skol celebrou o Dia do Orgulho LGBT com o filme “Mãos”, um convite para que todas as pessoas que tivessem um compromisso com a bandeira do respeito também vestissem essa camisa e se tornassem aliadas à causa. Agora, com a campanha #MarcasAliadas, a intenção é dar ainda mais voz a esse movimento que enfrenta desafios diários para superar o preconceito na sociedade. Na ocasião, a marca e o Ibope Inteligência fizeram uma pesquisa, a Skol Diálogos, para retratar os principais tipos de discriminação que existem no Brasil: racismo, machismo, homofobia e gordofobia. O estudo apontou que, entre os brasileiros que se declararam preconceituosos, a homofobia é a mais citada: 29%. Outra pesquisa, realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e inteligência de mercado da São Paulo Turismo, apontou que quase 20% do público que frequenta a Parada LGBT da cidade é formado por heterossexuais.

Marca a marca

A ação #MarcasAliadas é uma criação da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, que atende a conta da Skol, e que trabalhou junto com a empresa para convidar as demais marcas a doarem pedaços de suas logomarcas. “A Skol já vem, há três anos, patrocinando a Parada Gay de SP, fazendo uma comunicação que seja mais inclusiva. Temos trabalhado há algum tempo nesse caminho. Agora, a Skol queria fazer algo maior que não fosse apenas publicidade pura e simples. Já estão ligados à causa, fazem doações, mas não queriam que essa ação fosse apenas uma peça publicitária. Daí chegamos nessa iniciativa. Temos outro cliente da casa, a Trident, que estava super interessada e que também já tem uma conversa em relação à causa e nos pareceu legítimo fazer isso e convocar mais gente”, detalha o diretor de criação da F/Nazca, Pedro Prado. “Começamos a correr atrás de marcas que pudessem ter a mesma coragem – e ainda é corajoso uma marca grande como essas se posicionar – para aceitar esse convite e fazer parte desse movimento. Obviamente, não queremos limitar a cinco letras e a cinco marcas. A ideia é que continuemos. Inclusive já estamos tendo repostas de outras marcas”, afirma.

A negociação envolveu marca a marca. “O processo de negociação com as outras marcas foi complexo, porque envolve algumas culturas corporativas diferentes, mas, na verdade, a resposta imediata que recebemos foi muito positiva. Tivemos que resolver especificidades, detalhes, estrutura de marca. As agências das marcas — a Skol e a Tridente são atendidas pela F/Nazca; Burger King pela David, Lacta Bis pela Wieden+Kennedy e Quem disse, Berenice? pela Santa Clara — não foram envolvidas”, diz o diretor geral de atendimento, Ricardo Forli.
“A iniciativa faz parte de um caminho ainda maior que a marca tomou nos últimos anos, de abordar a inclusão, respeito, pluralidade e diversidade. A Skol é democrática e é importante quando conseguimos trazer mais pessoas para essa discussão. É uma série de movimentos que culminou com essa campanha. Em 2017, já havíamos extrapolada para usar o momento e convidar as pessoas a se juntar à causa. Lançamos, no ano passado, lata comemorativa com parte da renda revertida para instituição de apoio à causa LGBTQ+. Este ano, fomos ainda mais longe, com doações destinadas a quatro instituições “, explica o gerente de marketing da Skol, Daniel Feitoza.

Desde este domingo, 27, quando a campanha foi veiculada nos jornais Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo e nos perfis sociais das marcas, Feitoza comemora a repercussão e o interesse de outras marcas, pequenas e grandes, em fazer parte do movimento (que estará aberto até 28 de junho, quando se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+).